Louriçal é uma freguesia portuguesa do concelho de Pombal, com 47,957 km² de área e 4 720 habitantes (2011).
Pertencem à freguesia do Louriçal os seguintes lugares: Antões, Borda do Rio, Cabeços, Casais de Além, Casais do Porto, Casais Loureiros, Casal da Rola, Casal do Queijo, Casal Mouro, Castelhanas, Cavadas, Cipreste, Foitos, Louriçal, Matas do Louriçal, Matos da Vila, Moita do Boi, Outeiro do Louriçal, Ribeira de Stº Amaro, Sto. António, S. João das Tábuas, Torneira, Valarinho, Vale da Cabra.
Com uma área de aproximadamente 50 km², esta freguesia é delimitada pelas freguesias de Borda do Campo, Marinha das Ondas, Paião, Carriço, Guia, Mata Mourisca, Vinha da Rainha e Almagreira.
A sede da freguesia do Louriçal situa-se no concelho de Pombal, a 10 km da sede de concelho, 15 km da cidade de Soure e 18 km da cidade da Figueira da Foz.
Relativamente a acessibilidades, o melhor modo de chegar a esta região é através do itinerário complementar 8 (IC8), a auto-estrada 17 (A17) e a auto-estrada (A1).
A criação da freguesia remonta aos primórdios da nacionalidade, já no século XII. O couto do Louriçal foi concedido por D.Afonso Henriques ao Convento de Santa Cruz de Coimbra em 1166. D.Manuell atribui-lhe foral a 23 de Agosto de 1514. Nos séculos XVII e XVIII teve um grande desenvolvimento, muito graças às diligências tomadas por algumas famílias nobres de importância, como os Almeida Castelo Branco e os Meneses. Foi no século XVII que foi fundado o monumental convento do Desagravo do Santíssimo Sacramento por parte de uma jovem freira, de seu nome Madre Maria do Lado que aqui se instalou com as suas companheiras. Dois anos antes da morte da fundadora, em 1630, fundou-se ainda o Recolhimento das Terceiras.
O Louriçal deixou de pertencer à comarca de Coimbra em 1836 para ser integrado na comarca de Pombal e em 24 de Outubro de 1855 deixou de ser sede de concelho (era constituído pelas freguesias da vila e Mata Mourisca e tinha 212 km² e 5 526 habitantes em 1801 e 5654 habitantes em 1849), que passou para Pombal.