Parque Natural Rico Sofia
Parque Natural Rico Sofia
Trata-se de um espaço de lazer, criado num prédio rústico “localizado numa zona estratégica da Vila” do Louriçal, entre o Centro Escolar e o Centro Cultural do Louriçal, anteriormente pertencente à família “Rico Sofia”, outrora residente em Louriçal.
Foi inaugurado em Maio de 2024, por ocasião da comemoração do aniversário de relevação do Louriçal a Vila.
Tem uma área total de aproximadamente 22 000 m2, dos quais 18.000 m2 foram adquiridos pelo Município de Pombal e 4.000 m2 doados pela família à Freguesia do Louriçal.
O espaço, que em tempos fora uma vinha e posteriormente uma floresta, cortada após ter ficado muito danificada, com a passagem de uma das tempestades que assolou a região, foi sendo objeto de ações de manutenção e conservação, tendo sido preservada, não só a sua morfologia, como também os equipamentos que serviram de apoio à atividade vitícola que ai se realizou, o poço de água, e as espécies que atualmente constituem “um bosque com carvalhos e outras árvores autóctones ” da nossa região.
Dispõe de dois percursos pedonais, pela natureza, convidativos a caminhadas e atividades mais radicais.
Encontra-se dotado com mesas e bancos em madeira, para apoio à realização de picnics, de parque de estacionamento, de um espaço destinado a animais, e de Wc.
Trata-se de espaço com um elevado potencial de crescimento, nomeadamente no que concerne à instalação futura de outros equipamentos destinados à prática desportiva, e promoção da saúde e do lazer, essenciais na qualidade de vida das populações.