Louriçal - Imagens da Freguesia

A esta antiga Vila. Adoptada pela ordem monástica das clarissas para local de residência, atribuiu D. Manuel I, foral a 23 de Agosto de 1514 (Livro dos foraes novos da Extremadura, fl. 93 v., col. 1.ª).
Quase três séculos e meio depois, a reforma administrativa levada a cabo em 1855 veio pôr fim ao convento do Louriçal.
A Vila situada a 165 Km ao norte de Lisboa, é hoje sede de uma junta de freguesia multifacetada que acolhe no seu espaço geográfico uma população superior a 5 mil habitantes, integrada em mais de duas dezenas de lugares, cuja origem remonta ao povoamento ou repovoamento que teve inicio no ano de 1158.
Em 1757, o Concelho do Louriçal somava 900 fogos e no ano de 1836 a Vila contava com 49 casas.
Para além do antigo edifício da Igreja do Recolhimento em processo de recuperação na Praça Joaquim da Silva Cardoso, centro do núcleo histórico da Vila, podemos ainda hoje observar um conjunto urbano de traço arquitectónico simples e secular através da identidade de algumas velhas casas de paredes brancas que sobreviveram ao tempo, cuja imagem e materiais importa classificar, recuperar e preservar.
Com a extinção do Concelho, uma vez perdida a importância administrativa, o imóvel construído no século XVIII, onde se encontravam instalados serviços de Administração Publica e Cadeia, passou a servir de Escola Primária até 1950, ano em que foi demolido para dar Lugar à Avenida Ernesto Domingues Tavares.
Desta estrutura resta apenas o brasão de armas D'el-Rei D. João V que se encontrava colocado ao centro no alto da frontaria.

Modificado em quinta, 27 fevereiro 2014 22:42